segunda-feira, 29 de abril de 2013

QUER SABER UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA. (1984)




Baú da Nonna
Consultora  de Culinária,  Banqueteira; Antonieta Gonçalves

A p o s t i l a    J u n i n a

Esta apostila é resultado de  muitos anos de trabalho, estudo, pesquisa e dedicação.
Quando comecei tinha 9 anos  e foi pelo incentivo  da minha avó  materna, que aprendi a fazer os pratos europeus, principalmente os italianos, de Veneza onde ela nasceu.

Além dos segredos de  receitas  tradicional da família, que tem mais de 300 anos, isto é, (foi em l984 que completou os 300 anos). 
Minha primeira cozinha foi a de minha avó, uma  cozinha rústica, imensa, com fogão a lenha  muito alto, que eu  era obrigada a colocar um caixote para subir para alcançar  o fogão.

Todos os anos  meus irmãos,  meus primos e eu  passávamos   férias na  Fazenda de meu Avô materno, em Mogi Mirim no  Estado de São Paulo.

Eu era a neta mais velha de 20 netos.
 
Minha avó me obrigava a arrumar as camas dos outros netos, meus primos.

Eu sumia  para a cozinha,  ia  ajudar a empregada a fazer os pães e outros quitutes,  às vezes dava certo outras vezes não.  

Sempre contava grandeza para a empregada,  que  eu  sabia fazer os pratos melhor do que ela, e quem tinha me ensinado era minha avó, as receitas  tradicional da família, e "os segredos ela passou somente para mim." E foi verdade.
Não passou nem  para a minha mãe que era filha dela.

Quando não dava certo  eu transformava em outro prato, para que ninguém descobrisse as minhas falhas.

Maquiava os pratos com tempero fortes, com açafrão  páprica, noz-moscada, gengibre, orégano,  salsa, hortelã, majericão, sálvia, alecrim, cravo, canela pimenta, louro e outros  além de colocar alcaparras, palmito, azeitonas, cogumelos  etc.

Procurava sempre  prestar muita atenção quando minha avó estava na cozinha  fazendo  os pães italianos e os pratos de banquetes para a nossa família.

Eu queria aprender tudo, decorava  os nomes dos pratos para não esquecer.  Os pratos  as vezes era  em outro idioma, Italiano, Francês, Alemão, Austríaco, naquela época era difícil,  mas não   impossível, para mim.
Não tinha papel na época, eu escrevia na perna.


Eu tinha tanta certeza  que iria aprender  Culinária que até prometi a minha avó que iria  escrever um livro de Culinária  dos meus antepassados.
Minha Avô sempre avisava, tome cuidado quando  fala.
As palavras que você  coloca na boca já é resposta.

São Paulo, 30 de setembro de 1998.                            Antonieta Gonçalves         



        

Nenhum comentário:

Postar um comentário